sexta-feira, 27 de junho de 2008

Trajetória de Bill

Depois de mais de três décadas à frente da gigante Microsoft, Bill Gates cumpre o que prometeu no começo deste ano: ele se aposenta hoje (27/06/2008) para se dedicar à filantropia. Nascido em 1955, em Seattle (EUA), William Henry Gates começa a se interessar por computadores aos 13 anos, quando criava softwares por diversão. Em 1973, entra para a conceituada Universidade de Harvard, mas deixa a faculdade antes de terminar o curso para fundar a Microsoft. Somente 33 anos depois, volta à Universidade para receber seu diploma, apenas honorário:
Em Harvard, o executivo conhece Paul Allen e Steve Ballmer, atual Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft. Na imagem, registrada em 1978, Bill Gates aparece na primeira fila, à esquerda, ao lado de Andrea Lewis, Marla Wood (também fundadoras da Microsoft) e Paul Allen:
Ainda durante a faculdade, Allen e Gates desenvolvem uma versão de sistema operacional para o primeiro computador pessoal, o Altair 8800. Surge então, a Microsoft. Ainda em 1975, Bill Gates desiste da faculdade para se dedicar à nova empresa:
No final da década de 70, o ainda jovem Gates foi detido pela polícia americana por excesso de velocidade em seu Porsche 911:
Em uma cartada certeira, Bill Gates compra um sistema chamado QDOS por US$ 50 mil e o rebatiza como DOS. Antes da compra, Gates já havia negociado com a fabricante de hardware IBM para fornecer o software sob licença. Assim, a empresa lança um PC com o sistema operacional MS-DOS 1.0:
A primeiríssima versão do Windows é bem distante do que se passou a entender como 'Windows' a partir dos anos 90. A proposta inicial da Microsoft ao lançar esta versão, em 1985, era apresentar apenas um intermediário gráfico para os aplicativos de DOS:
O mercado conhece a primeira versão do pacote de ferramentas Microsoft Office para a plataforma Macintosh. Só no ano seguinte surgiu a fusão de Word, Excel e PowerPoint em um pacote único, mas com instalações separadas. As primeiras edições do Office, contudo, não foram tão famosas. Mas Gates não se intimidou e continuou a lançar novas versões:
Em 1990, uma nova versão do Windows é lançada, a 3.0. O visual programa era significativamente superior aos anteriores, em uma época onde os monitores coloridos tornaram-se padrão no exterior. Mesmo ocupando menos de 10 MB instalados - algo gigantesco para a época - foi o primeiro Windows a fazer sucesso comercialmente:
Bill Gates casa-se com Melinda French em uma cerimônia simples na Ilha de Lanai, no Hawai. Os noivos foram morar na mansão de Gates, com 12 mil metros quadrados. Quem fosse visitar os pombinhos, precisava usar um crachá eletrônico para serem monitorados durante o encontro. Depois, o casal aparece sempre junto em encontros da Fundação Bill e Melinda Gates:
O mínimo exigido pela Microsoft na instalação do novo Windows 95 era um processador 386 com 4 MB de RAM e 50 MB de espaço em disco. Os incautos que tentavam instalar o sistema nesta configuração precisavam, com sorte, de até quatro horas de tempo livre e muita reza forte. Por conta das novas leituras de hardware e lentidão de um PC com 4 MB de RAM para o Win95, era comum a instalação simplesmente travar, após horas de espera e muita ave-maria. Na foto, Bill Gates apresenta o sistema em Redmond (EUA):
Sem tocar na palavra 'revolução', desde o início, a Microsoft tratou o Win98 como uma 'evolução' em relação às novidades apresentadas pelo Win95. O Win98 chegou em uma época bem diferente do Win95 já que a Internet já atingira seu primeiro auge de uso residencial, pelo menos no exterior:
No primeiro mês do ano de 2000, Gates deixa o cargo de CEO para se dedicar à área de arquitetura de software da Microsoft. Steve Ballmer (foto) assume a função deixada pelo dono da empresa. No mesmo ano, a Microsoft anuncia o Windows 2000 e a plataforma de programação .Net:
Existem boatos de que a sigla XP do novo Windows significava 'eXtreme Performance' (performance extrema), uma vez que Bill Gates afirmou, em uma entrevista na época, que o XP era o Windows mais rápido já feito pela Microsoft. Hoje, sabe-se que a sigla vem de 'eXPerience'. Hoje, o sistema é usado em 9 de cada 10 computadores do mundo. Na foto, o bilionário joga no programa de televisão americano ''Who Wants to be a Millionaire'':
Bill Gates diz, em feira de informática, que os computadores portáteis seriam o modelo de computador mais vendido em todo os Estados Unidos nos próximos cinco anos. Suas previsões se concretizaram:
Voltado para máquinas servidoras, o Windows Server 2003 foi lançado em abril de 2003 e, em dezembro 2005, uma nova versão foi enviada aos fabricantes com a inclusão de novos recursos exclusivos para redes corporativas e servidores, além de componentes atualizados. Na foto, Steve Ballmer apresenta o sistema ao lado de um servidor da HP:
Mais uma vez, Bill Gates se afasta do cargo ocupado na empresa e nomeia Ray Ozzie (primeiro à direita), criador da plataforma Lótus Notes, da IBM, para seu lugar. O dono da Microsoft diz que a transição será positiva, uma vez que ele poderá dedicar mais tempo à Fundação Bill e Melinda Gates, voltada à saúde e educação:
Quatro anos após o lançamento do Xbox, videogame da Microsoft, a versão 360 do console chega com expectativas ao mercado, em meio à febre dos Playstations. Na foto, Gates e Ballmer se divertem com game que simula luta de box em feira de tecnologia nos EUA. No mesmo ano, Bill Gates e sua mulher vão para a capa da revista ''Time'', que lista as personalidades que se destacaram no ano de 2005 por esforços humanitários:
O Windows Vista atrasou pelo menos três anos e não trouxe metade das promessas da Microsoft em novos recursos e funcionalidades. Usuários reclamam de que é preciso de um computador com uma configuração muito superior para que o sistema rode sem problemas. Por conta desses problemas, muitos usuários que fizeram o upgrade, desistiram e voltaram para o XP:
Em janeiro, em sua última apresentação na CES - feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas (EUA) -, Bill Gates anunciou sua aposentadoria. Em tom de despedida, ele exibiu um vídeo de pouco mais de cinco minutos de duração em que aparece em seu suposto último dia de trabalho. Bem humorado e com depoimentos debochados de celebridades como o vocalista Bono Vox, do U2, o ator George Clonney e até a pré-candidata às eleições dos EUA Hillary Clinton, o vídeo mostra um Bill Gates desastrado e carente:
Além de bilhões de dólares, Bill Gates e a Microsoft acumulam uma lista de processos antitruste nos Estados Unidos, Coréia do Sul e União Européia. No último ano à frente da empresa, Bill Gates teve que desembolsar mais de US$ 1 bilhão para pagar multas:
...
Original em: Uol Tecnologia

Nenhum comentário: