terça-feira, 13 de maio de 2008

Gaiman irá na Flip!

O escritor inglês Neil Gaiman, um dos mais famosos autores de quadrinhos do mundo, foi confirmado ontem na sexta edição da Festa Literária Internacional de Parati, que acontece de 2 a 6 de julho, na cidade litorânea fluminense. O autor da premiada série em quadrinhos Sandman e de livros como Os Filhos de Anansi virá ao país pela terceira vez - esteve em São Paulo em 1995 e em 2001, quando passou também pela Bienal Internacional do Livro, no Rio. Outro nome que também foi anunciado foi o do colombiano naturalizado mexicano Fernando Vallejo, autor de "Virgem dos sicarios".

Neil é o roteirista da clássica série "Sandman" e seu trabalho vem tendo cada vez mais presença no cinema: ele foi co-roteirista no filme "Beowulf" e seu conto de fadas adulto "Stardust" foi adaptada com Robert DeNiro e Michelle Pfeiffer no elenco. Além do trabalho como quadrinista, ele também escreveu e escreve romances de ótima qualidade, seus prêmios que o digam.
"Sandman" gira, em linhas gerais, em torno do personagem Morfeu e do mundo dos sonhos... Clique aqui para ler algumas páginas...

Fernando Vallejo é conhecido por fazer um retrato em tons autobiográficos da violência na sociedade colombiana e por ter "renunciado" à sua nacionalidade como forma de protesto contra a reeleição do presidente Alvaro Uribe. "Virgem dos sicarios" foi lançado aqui pela Companhia das Letras.

A Flip, no litoral fluminense, teve sua primeira edição em agosto de 2003 e desde então já trouxe diversos prêmios Nobel como os sul-africanos J. M. Coetzee e Margaret Atwood e estrelas como Salman Rushdie, Paul Auster e Ian McEwan.

Neste ano os convidados são o dramaturgo Tom Stoppard (de "Rosencrantz & Guildenstern estão mortos" e autor do roteiro de "Brazil - o filme"), o escritor holandês Cees Nooteboom, a cineasta argentina Lucrecia Martel (de "O pântano"), a inglesa Zoë Heller, o americano Nathan Englander, a historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco, o escritor francês Pierre Bayard e o escritor argentino Martín Kohan.
Fontes: Jornal O POVO & G1

Nenhum comentário: